Trabalho em São Paulo: algumas dicas de ouro

Vista de São Paulo

Um leitor  escreveu perguntando como arrumar um Trabalho em São Paulo. Acho que as dúvidas dele são as mesmas de muita gente, então vou compartilhar com vocês algumas dicas para quem não é de São Paulo, mas quer trabalhar aqui:

Olá Ana, tudo bem?
Acompanho os blogs, também teu site de fotografias, parabéns pelo bom gosto.
Então, tenho 23 anos, moro na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, fica 2 horas da capital. Pois bem, por motivos profissionais e também pessoais, decidi me mudar pra capital. Com sua experiência Ana, queria pedir uns conselhos extras, por exemplo: eu planejo me mudar após ter um emprego, faço certo? Eu envio diariamente cvs por sites de banco de cvs, agências de rh, porém todos com meu endereço do interior. Ana, pode me dar alguns conselhos?

 

Bom, sobre a mudança para São Paulo, para cada pessoa funciona de um jeito, não existe uma única regra. Mas posso sim dizer o que eu acho:

Em primeiro lugar, não adianta enviar currículo com endereço em outra cidade ou estado. A maioria das empresas já descarta logo de cara. Tente imaginar o lado deles: contratar uma pessoa e depois ela não conseguir se mudar, desistir ou ter algum problema. Ou ainda: contratar e ter que esperar ela fazer a mudança, procurar apartamento etc… geralmente as vagas sao para início imediato.

Acho melhor você passar uns dois ou três meses em uma pensão ou sublocando um quarto. Assim você terá um endereço fixo na cidade e disponibilidade para fazer entrevistas no mesmo dia em que for chamado. Depois que for contratado você pode buscar um apartamento para alugar, mas só quando já estiver estável no emprego, para não correr o risco de fazer um contrato de seis meses e depois ir trabalhar do outro lado da cidade. Em outro post eu já dei mais dicas para se mudar para São Paulo, aproveite e dê uma lida.

Bancos de currículos são legais, mas recomendo que você pesquise empresas em que gostaria de trabalhar, busque no google companhias na sua área. Ligue para o setor de RH e pergunte qual o melhor e-mail para enviar o seu currículo. É muito mais pessoal e chama atenção para você. Pergunte ainda se pode fazer uma visita ao local. Se puder, seja gentil, cumprimente todos e mostre conhecimento na área. Suas chances aumentam muito!

Não custa lembrar: 
  • Seu currículo deve ter no máximo duas páginas 
  • Não minta 
  • Verifique por erros de português
Boa sorte!

34 Responses

  1. Joseane 23 de junho de 2012 at 2:32 #

    Olá Ana tudo bem?
    Encontrei o seu site pelo Google e estou adorando as suas publicações!
    Há dois anos resido em SP e mesmo com um certo tempo morando aqui tenho poucas amizades. Algumas são comprometidas e as solteiras não gostam muito de sair. Gostaria de dicas sobre lugares aqui em SP, onde existem muitas pessoas solteiras nas quais também posso aumentar o meu ciclo de amizades. Obrigada

    • anareczek 23 de junho de 2012 at 20:39 #

      Oi Joseane!
      Tudo bom com você? Que bom que voce gostou do blog! :)
      Eu também demorei para fazer amigos por aqui… sou muito fechada e isso dificulta.
      Comecei a fazer aula de dança e conheci muita gente legal por lá. Também fiz amizades no trabalho. Acho que a melhor alternativa é se inscrever em cursos de coisas que voce goste, assim voce acaba conhecendo pessoas com interesses parecidos com os seus.
      Eu tambem saia sozinha para pubs. Voce assiste a banda e acaba fazendo amizade com as pessoas em volta.
      A gente podia marcar um encontro do blog ne? Ia ser legal para todo mundo se conhecer!
      Boa sorte! :)

      • Anne 5 de julho de 2013 at 18:22 #

        Olá , Ana !

        Gostei bastante do seus post , ja morei em São Paulo por 2anos e gostei bastante mas era bem mais nova e morava com meus pai . Agora que ja tenho minha vida gostaria demais de voltar a morar ai , conheço bastante gente que mora ai e tenho uma amiga que ja me chamou para morar com ela so fico pensativa porque ainda estou trabalhando aqui e pedir as contas pra ir embora e assim sou do Recife e os salários aqui não são tao bem remunerados apesar que ai o custo de vida é mais alto .
        O que me diz disso ?

      • Maury 28 de abril de 2014 at 19:54 #

        como faco pra falar com vc?

  2. Vivi 27 de setembro de 2012 at 17:44 #

    Olá Ana

    Parabéns pelo blog, temos muitas coisas em comum.
    A dois anos moro em São Paulo, não tenho amigas, me sinto muito só, estou desempregada, quero revender maquiagem,, gostei das suas dicas são ótimas, quando for ao Bras me avise.
    kisses

    • Tatiana 16 de setembro de 2013 at 11:15 #

      Ola Vivi, se esta so fale comigo pelo face meu tatiana ortiz b. eu tb quero morar en Sao Paulo nem que seja por um ano, bjs

  3. alice 3 de dezembro de 2012 at 20:57 #

    Olá ana,
    estava procurando uma informação no google e vim cair aqui no seu blog. Adorei. Parabéns, li algumas coisas aqui e gostei muito. Sou paulistana, amo minha cidade, porém a 3 anos moro no pará devido ao trabalho do meu marido. O que vc passou ai, de não ter amigos, se sentir só e tal, eu ainda passo aqui. Espero que com uma proposta de emprego tanto pra mim quanto pra ele, nós possamos voltar pra SP. Bjos e continue postando coisas legais pra nós! abraços.

    • anareczek 4 de dezembro de 2012 at 1:26 #

      Oi Alice
      Passar por esse período de adaptação já difícil quando você quer muito ficar na cidade, como eu. Quando você sonha em voltar para casa é muito pior!
      Espero que vocês consigam voltar para São Paulo! :)
      Que bom que você gostou do blog, volte sempre!
      Abraços
      Ana

  4. Alana 1 de fevereiro de 2013 at 15:37 #

    Oi Ana, achei o seu blog por acaso e amei, sou nascida em São Paulo, mas desde pequena moro no interior. Sempre tive muita vontade de voltar a morar em São Paulo, ano passado conclui o curso de administração aqui na minha cidade, e o meu namorado concluíu o curso de direito. Esse ano estamos pensando em ir até São Paulo e tentarmos a vida ai, tenho parentes e diversos amigos por aí que estão disposto a nos dar uma força. Queria saber de você, se você tem algumas dicas para os lugares que devemos enviar os nossos curriculos, já pegamos o endereço do meu tio que mora na Mooca, se você puder nos dar uma dica agradeço muito. Muito Obrigada e parabéns pelo blog.

  5. Rodrigo Moreira Sanga 30 de março de 2013 at 15:13 #

    Olá, Ana! Atualmente eu moro no interior mas passei num concurso e irei trabalhar em São Paulo, dentro de uns poucos meses. Apesar de conhecer a cidade por passeios, sei que chegar para morar é muuuito diferente de chegar com a mochila nas costas para passear… Enfim, encarar essa metrópole absolutamente sozinho era algo assustador para mim, coisa que o seu blog ajudou muito a melhorar! Parabéns pelo blog, ele realmente é de utilidade pública, e está realmente me ajudando bastante. Com certeza vai fazer a diferença na hora de mudar de mala e cuia!
    Forte abraço!

    • anareczek 1 de abril de 2013 at 14:53 #

      Obrigada Rodrigo!!
      Boa sorte no trabalho novo, espero que o blog possa ajudar cada vez mais você! :)

  6. Hellen 30 de março de 2013 at 18:30 #

    Então Ana, adorei seu blog, suas postagens. Eu moro em Brasilia e quero mudar para SP, não tenho muitos conhecidos, nao tenho emprego, e na verdade um pouco de medo, o que voce me indica a fazer, estudo pedagogia, queria algo na area, ou em qualquer outra. Sei que primeiramente tenho que me mudar pra ir, alugar um local m conta, e sair distribuindo curriculo. O que acha melhor, o que me sugere?

    • anareczek 1 de abril de 2013 at 14:57 #

      Oi Hellen…
      As minhas principais sugestoes sao essas do post… vir para eventos e tentar conhecer gente da área!
      Boa sorte!

  7. André 5 de abril de 2013 at 2:47 #

    Olá moro no Rio de Janeiro, eu e meu amigo estamos pretendendo ir a São Paulo,eu tenho ensino médio completo e meu amigo tem ensino médio completo e curso técnico de ferramenteiro,queremos saber se é muito difícil arrumar um emprego em São Paulo.

    • anareczek 5 de abril de 2013 at 3:12 #

      oi Andre
      existem muitas oportunidades na cidade devido ao seu tamanho, mas eu nao posso dar opinião especificas sobre áreas que eu nao conheço, entao recomendo tentar seguindo as dicas do post….
      boa sorte!

  8. Hudson 12 de junho de 2013 at 13:10 #

    Bom dia galera estou morando e trabalhando em SP a 6 meses porém preciso arranjar outro trampo, um bico para ter uma renda extra, mesmo que não seja na minha área de formação alguém aí poderia dar uma dica de site, blog ou local onde possa encontrar informações a respeito?! Valeu pela atenção e um forte abraço a todos.

  9. Rodolpho 20 de junho de 2013 at 15:58 #

    Ana,
    Bom dia,

    Estou procurando emprego em São Paulo, mas moro em Uberlândia/MG. Já sou formado, e com experiência em empresas de médio e grande porte, também já trabalhei com alguns sistema (como Oracle), e experiência com contratos e contas a pagar. Você acha inviável conseguir um emprego daqui? Minha cidade está com muita falta de emprego, e quero me mudar para São Paulo, mas como tenho pouco dinheiro (quase nenhum), teria que conseguir ao menos um trabalho antes.

    Conheço pessoas que saíram daqui para ir para SP já com um emprego, mas não sei como eles conseguiram, e já perdi contato. Provavelmente foram entrevistas por Skype e telefone. Isso parece ser mais comum na área financeira / administrativa (em que atuo), onde experiência sólida e conhecimento de certos sistemas contam muito.

    Deixei claro no currículo que arcaria com as despesas da mudança e poderia começar imediatamente. Na minha cidade mal acho um ou outro emprego no meu setor, mas em São Paulo achei quase 60 apenas de ontem para hoje, no site vagas.com. Mesmo considerando o tamanho da cidade, aí parece ter mais oportunidades em administração.

    Você que mora aí a algum tempo, acha que consigo trabalho pela internet / envio de currículo de Uberlândia? Tem alguma dica a esse respeito?

    • anareczek 28 de junho de 2013 at 18:12 #

      Oi Rodolpho
      Eu nao conheço a sua área, entao nao tenho como dizer se consegue emprego ou nao, mas certamente vale a pena tentar!
      Boa sorte!

  10. adriana 17 de julho de 2013 at 2:54 #

    Ola, tbm adorei seu blog, ja estou planejando me mudar pra SP a algum tempo, sou do interior do ceara, de um lugar super turistico, area qual eu trabalho, minha maior insegurança é nao conseguir trabalho, por nao ter formaçao nenhuma, ja trabalho com turismo a muito tempo, mas é uma super mudança né, ja conheço a cidade, e sei q iria me dar muito bem ai. Sera querida q vai ser dificil conseguir emprego. bom é isso… Sempre bom ter pessoas como vc q ajudam o proximo! Boa sorte!!!

  11. Pati 17 de julho de 2013 at 22:25 #

    Ola Ana,

    Estava pesquisando no google e achei o seu site, gostei muito das suas dicas e gostaria de saber sua opinião em relação ao meu caso.

    Sou do Rj, tenho 22 anos, estou formada em Moda mas não estou encontrando oportunidades aqui. Comecei a pensar então em ir pra SP pois na faculdade sempre ouvi dizer que tem muitas editoras, grifes, etc.
    Você sabe alguma coisa sobre esse mercado? Qual melhor bairro para eu ficar? Como estou desempregada preciso de lugar barato também.

    Muito obrigada.

    • anareczek 29 de julho de 2013 at 2:28 #

      Oi Pati
      COmo eu escrevi no post aqui tem muitas oportunidades, mas é preciso vir antes e começar a conhecer a cidade e fazer contatos, para depois decidir!
      Procure eventos da sua área!

      Boa sorte!

  12. Arthur Mota Silva 25 de julho de 2013 at 2:16 #

    ola boa noita ,eu sou o Arthur sou do maranhão ,mas moro em Uberlândia MG ,mas tenho muita vontade de morar em SP ,só que num tenho parentes , e nem tou em condições de meter a cara assim sem nada certo pra mim lá ,por isso queria algumas dicas de como pode ser meu primeiro passo pra arranjar um emprego em SP e morar lá ?

  13. elenita 12 de agosto de 2013 at 15:06 #

    Ola ana. tudo bem gosstei dessa dicas viu pois sa faz um tempao. que. sonho ir embora para sao paulo tentar uma vida melhor.
    pois sou tecnica de enfermagem terminei a seis meses mas ainda nao encontrei emprego pois eu estava pensando de ir pra ir mas nao tenho ninguem da mi.ha familia .entao qual a dica que a sra.poderia me passar. elenita?

  14. elenita 12 de agosto de 2013 at 15:14 #

    Por enquanto eu queria trabslhar ate mesmo em casa de familia. pu entao cuidar de idosos.como eu faço pra conseguir ana vc tem facebook?

  15. Angela 20 de agosto de 2013 at 3:22 #

    Olá eu sou de salvador e cursando ensino médio… e quero arranjar qualquer oportunidade em São Paulo. será q da certo?

  16. Oscar 25 de agosto de 2013 at 16:40 #

    Oi Ana

    Muito prazer escrever a você. Eu quero morar em São Paulo. Sou do Peru, de Lima, e ainda estou con muitas dúvidas sobre que cidade escolher. Algúns amigos me dizem que o melhor é Sampa e outros que Rio de Janeiro.
    Eu sou comunicador profissional, estou estudando português y trabalhando muito para ter dinheiro suficente até estabilizarme….

    Quais são as possibilidades de emprego para estrangeiros em São Paulo, conhece algo? em Comunicações? Peru é parte do Mercosul e tenho o dereito de pedir a residência temporaria….

    Muito obrigado pela sua resposta. Um abraço e o blog está muito legal. Adorei.

    Beijos.

    • anareczek 25 de agosto de 2013 at 21:36 #

      Oi Oscar!
      Existe uma empresa que ajuda estrangeiros a encontrar emprego no Brasil, acho que eles podem ajudar você a tomar todas essas decisões:
      http://www.brazilcareerblueprint.com
      Boa sorte!!

  17. Camila 8 de setembro de 2013 at 17:38 #

    Oi Ana! Adorei seu blog!
    Estou querendo me mudar pra SP, mas acho que no ano que vem ainda. Pois estou querendo arrumar algo na minha área (TI), mas não tenho contatos. Conhece alguma empresa??

    • anareczek 9 de setembro de 2013 at 1:49 #

      Não conheço não…. mas procure em sites de empregos, geralmente eles tem muitas vagas de TI.
      Boa sorte!

  18. Gabriela Oliveira 7 de janeiro de 2014 at 1:16 #

    Olá Ana, td bem?

    Meu nome é Gabriela e andei procurando dicas sobre meu problema na net e achei o seu blog, e achei muito interessante. Ainda sobre a questão do leitor acima, estou uma questão parecida, mas cidade diferente, rsrsrs: Moro em Poços de Caldas e meu noivo está em Juiz de Fora, estou procurando desesperadamente um emprego lá. Sou eng. Química e ainda trabalho aqui na minha cidade, Poços de Caldas, já temos casa e tudo organizado lá em JF, só preciso de um emprego mesmo, pra me mudar pra lá. Por favor, qual sua opinião sobre como colocar esta informação no currículo.

    Obrigada.

    Parabéns pelo blog

    • anareczek 3 de fevereiro de 2014 at 17:18 #

      Eu não colocaria esta informação no currículo. A empresa não tem nada a ver com seus problemas pessoais. Coloque apenas que já está com previsão de mudança para a outra cidade. Se na entrevista alguém perguntar, aí você explica.
      Boa sorte!!

  19. Caroline 22 de janeiro de 2014 at 9:48 #

    Oi Ana,

    tive uma proposta para trabalhar em SP. Fico em duvido pois pelo que andei olhando o custo de vida ai é bem alto. Saberia dizer qual é o minimo que precisa para conseguir ter uma boa qualidade de vida e economizar um pouco?
    bjs

    • Wyverson Ramos Moura 31 de maio de 2014 at 3:46 #

      Para se viver com um minimo de qualidade de vida precisa-se ganhar pelo menos R$ 3000,00 por mes. Uma dica que eu dou pra quem quer tentar vir opra ca com pouco dinheiro .
      Chegue na cidade e consiga primeiro um emprego como garçon, que é muito rapido, depois alugue um quarto no easy quarto (site), e aos poucos va buscando oportunidades na sua area< nos istes vagas, catho e etc.
      Nao desejo SP pra ninguem, mas se tiverem essa ideia fixa, va em frente e BOA SORTE!
      Will

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dicas para quem quer morar em São Paulo - São Paulo para Iniciantes | São Paulo para Iniciantes - 12 de setembro de 2012

    [...] Fiz um post especial com dicas para quem quer arrumar emprego em São Paulo! Leia mais. [...]

Leave a Reply