17a Festa do Imigrante: experimentando um pouco de tudo!

Festa do Imigrante

O local onde ficava a Hospedaria de Imigrantes, que recebia e abrigava famílias vindo principalmente da Europa pós guerras, é hoje um complexo de eventos e museu. Para homenagear e manter vivas as tradições destas pessoas que vieram ajudar a construir o nosso país, anualmente a prefeitura da cidade organiza a Festa do Imigrante.

Festa do Imigrante

Meu amigo Vitor Matsubara deu a idéia e fomos conhecer a Festa do Imigrante.

Descemos na estação Bresser-Mooca da Linha Vermelha e andamos até o local, que estava com uma fila IMENSA. Pelo menos a fila andou rápido e entramos logo para encontrar um mundo de guloseimas! Super fácil de chegar.

Festa do Imigrante

Claro que também havia dança, artesanato e até uma Maria Fumaça apitando pelos antigos trilhos que atravessam o bairro da Móoca, mas todo mundo estava ali pelo mesmo motivo: a comilança!!! :D
Tuzki Bunny Emoticon

Compramos em sociedade uma cartela de R$50, que foi mais do que suficiente para os dois comerem muito bem.

dinheirinho

O dia estava lindo e o evento lotadíssimo. Tivemos que lutar para chegar à cada barraquinha, mas nós tínhamos um plano: apenas comidas exóticas ou difíceis de encontrar. Nada de macarronada ou esfiha de queijo. E dividiríamos todas as porções, para podermos experimentar uma variedade maior.

Dinheirinho na mão, estratégia traçada, fomos à luta!

Siria na festa do imigrante

Começamos pelo Suco de Tamarindo, na Síria! Além da aparência naturalmente esquisita, não estava muito bom. Ainda por cima sem gelo, vai tomar uma nota 1 (vou fazer uma escala de 1 a 5 sushis-maravilha, ok?).

Suco de Tamarindo da Síria:

suco de tamarindo

PS: se o Vitor tivesse avisado que iria de traje típico eu teria ido também!

Russia

A segunda parada foi na barraca da Rússia! Cheia de coisas esquisitas que eu a-do-ro. Poderia passar o dia só ali, mas resolvi optar por apenas um Pepino Azedo. Tenho muito amor por pepino azedo (tanto que tenho um blog e um tumblr chamados Pepino Azedo, acredite se quiser).

Nesse momento o Vitor arregou e abriu mão do meio pepino a que ele tinha direito, não quis nem provar. Azar o dele, estava MARA.

Pepino Azedo da Rússia:

pepino azedo

Imagina a cara do Vitor quando viu que a barraca do Japão estava vendendo…. Yakissoba! Isso é chinês, minha gente, pohan. Tentei convencer ele a dar escândalo, mas ele não quis.

Depois descobri que a minha querida Polônia não tinha nem um carrinho de pipoca para nos representar! Absurdo total, ano que vem vou lá ferver uns pierogui pra galera vestida em trajes típicos. :( SHAME ON YOU, FESTA DO IMIGRANTE.

yakissoba

Fomos nos consolar na barraca alemã. Para tristeza do amigo nipônico, não, não eram alegres alemãzinhas atendendo no balcão.

comida alema

Kalbsbratwurst (linguiça de vitela) com batata e chucrute. Estava boa, mas não maravilhosa. Degustamos assistindo a dança russa.

Linguiça com batata e chucrute da Alemanha:

comida alema

Tão bonitinhas as danças… deu vontade de aprender. Eu sempre tenho vontade de aprender essas danças típicas. :)

dança russa

Em seguida uma paradinha em Israel para pegar uma Bureka recém saída do forno, de ricota com espinafre. Estava uma delícia.

Bureka de Israel:

bureka

Encontramos outra barraca russa e nesta tinha uma coisa que fez meu coração pular de alegria: Zubrovka! Vodka com a erva Zubrov curtida dentro, que dá um gostinho todo especial. Fica deliciosa com suco de maçã, mas mesmo pura é ótima, pena que não estava geladíssima como vodka tem que ser.

Zubrovka da Rússia:

bureka

Raspadinhas! Foram a atração daquela barraca #fail do Japão quando o calor aumentou. Até tentei comprar, mas a fila estava impraticável. Os gatinhos da foto tiveram mais paciência…

geladinho

Decidimos que era hora da sobremesa e iniciamos mais uma volta por todas as barracas para decidir onde investir os últimos dinheirinhos. Esbarramos com a barraca mexicana, onde Robert Downey Jr Cover atendia a todos atenciosamente, e os cozinheiros estavam todos chiquérrimos.

mexico

Não deu para resistir e compramos uma deliciosa Tostada. Valeu o investimento e foi um dos destaques do dia.
Ps: repare nas bandeirolas com recortes de caveiras, que TUDO!

Tostada do México:

tostada

Fizemos as contas e concluímos que nossas estalecas dinheirinho só daria para uma sobremesa. Avaliamos várias opções, debatemos longamente e a eleita foi a Torta de Nozes da banquinha de Israel.

torta de nozes

Foi a melhor decisão da vida. Com certeza a melhor torta de nozes que eu já provei. Ficamos completamente chocados com o sabor delicadamente maravilhoso dessa coisa cremosamente magnífica.
Torta de nozes de Israel:

Torta de nozes

Terminamos o passeio assistindo a apresentação de dança grega e depois fomos rolando até o metrô.

dança grega

Quebrando pratos para dar sorte! Vibramos muito.

dança grega

Foi um dia muito divertido. A Festa do Imigrante é uma delícia: comida boa, apresentações animadas, gente simpática.
Pontos fracos: faltam lugares para sentar e a disposição das barracas dificulta a passagem em alguns lugares.
Com certeza voltei no ano que vem! :)
.
Siga no Twitter: @SP_Iniciantes
.


.

.

.

4 Responses

  1. Andrea 4 de junho de 2012 at 14:10 #

    Nossa que legal! Teria sido bacana vc ter avisado que ia acontecer isso. Eu sou chilena e gosto aproveitar qualquer oportunidade para matar a saudade além de conhecer outras culturas, coisa que aqui em São Paulo é tão boa.
    Gosto muito do seu blog.

    • anareczek 4 de junho de 2012 at 15:16 #

      É verdade Andrea, eu devia ter avisado antes… mas eu não sabia se ia ser legal ou não a Festa, e acabei indo so no ultimo dia… se eu soubesse que ia gostar tanto teria recomendado antes sim!
      Mas ja fica a dica para o ano que vem ne? :P
      Que bom que você gosta do blog, valeu!! :D

  2. Mayra 4 de junho de 2012 at 15:15 #

    Tá veeeeendo! Eu não sabia desse evento, gente! Que vergonha!!!
    Ana, avisa a gente dos eventos antes pow hehehe
    (Ou avisou e eu não vi? Nesse caso ignore o comentário hahahah)
    Bjs

    • anareczek 4 de junho de 2012 at 15:26 #

      Hehehehehe gente, desculpa, eu sei que devia ter avisado antes, é que so fiquei sabendo no ultimo dia mesmo, foi falha minha!!! :P

Leave a Reply